terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Formação de Educadores de Educação de Jovens e Adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais

Nossa dica de texto:


A autora Tânia Maria de Melo Moura aborda nesse texto uma reflexão que tem como objetivo problematizar sobre a temática da formação de educadores atuantes na educação escolar de jovens e adultos. Para efeito didático, mas ao mesmo tempo conceitual, ela divide a reflexão em quatro pontos: em primeiro lugar faz a discussão sobre o tratamento que o Estado Brasileiro vem dando à formação e à carreira dos professores da Educação de Jovens e Adultos ao longo do processo histórico, em relação às políticas públicas, ao arcabouço legal e ao currículo; o segundo ponto refere-se aos “movimentos” que vêm emergindo, a partir da década de 1990, no sentido de dar um novo norte à modalidade; num terceiro ponto tratado denuncia o “silêncio permitido” das instituições formadoras e das instituições mantenedoras da modalidade em torno da formação inicial e continuada; e finalmente pontua alguns desafios e perspectivas em torno da temática em estudo. 
Esperamos que essas questões possam se constituir em elementos de mediação de um diálogo que permita, de forma coletiva, repensarmos nossas “verdades” e vislumbrarmos novos horizontes.

Referência: MOURA, Tânia Maria de Melo. Formação de Educadores de Educação de Jovens e Adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. In: DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. 2009. p. 45-72.


Se você se interessou em nossa dica de leitura, acesse o texto completo aqui.





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