A autora Tânia Maria de Melo Moura aborda nesse
texto uma reflexão que tem como objetivo problematizar sobre a temática da
formação de educadores atuantes na educação escolar de jovens e adultos. Para
efeito didático, mas ao mesmo tempo conceitual, ela divide a reflexão em quatro
pontos: em primeiro lugar faz a discussão sobre o tratamento que o Estado
Brasileiro vem dando à formação e à carreira dos professores da Educação de
Jovens e Adultos ao longo do processo histórico, em relação às políticas públicas,
ao arcabouço legal e ao currículo; o segundo ponto refere-se aos “movimentos”
que vêm emergindo, a partir da década de 1990, no sentido de dar um novo norte
à modalidade; num terceiro ponto tratado denuncia o “silêncio permitido” das
instituições formadoras e das instituições mantenedoras da modalidade em torno
da formação inicial e continuada; e finalmente pontua alguns desafios e
perspectivas em torno da temática em estudo.
Esperamos que essas questões
possam se constituir em elementos de mediação de um diálogo que permita, de
forma coletiva, repensarmos nossas “verdades” e vislumbrarmos novos horizontes.
Referência: MOURA, Tânia Maria de Melo. Formação de Educadores de Educação de Jovens e Adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. In: DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. 2009. p. 45-72.
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