PROJETO SARAU
LITERÁRIO – A CARA DO NORDESTE
No processo de ensino
aprendizagem, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas
diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da
linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da leitura e
escrita, ampliando suas possibilidades de aprendizagem dos conteúdos escolares
e, principalmente, suas possibilidades de participação social no exercício da
cidadania.
Para a Educação de Jovens e Adultos, a aprendizagem da leitura e escrita se faz necessário para que se amplie a capacidade comunicativa dos falantes da língua, possibilitando a esses alunos a reintegração à sociedade.
Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento linguístico do aluno da EJA e o desenvolvimento de suas competências e habilidades para compreender textos orais e escritos, faz-se necessário um direcionamento em uma perspectiva diferente da tradicional que possibilite ao aluno maior contato com as palavras e seus significados sempre evidenciando o contexto que a mesma se insere.
Ao ampliar o seu repertório de palavras e seus significados, o aluno valorizará o seu grupo social além de enriquecer sua linguagem. Perceber a palavra dentro de um torna o estudo da língua portuguesa mais significativa e realmente aplicável em diversos meios sociais.
Nessa perspectiva a pertinência do trabalho com a leitura e escrita vem de encontro com a necessidade do público da EJA e seus anseios de aprendizagem para seu maior desempenho na sociedade.
Para tanto, o presente projeto propõe uma perspectiva de ensino contextualizado através de uma sequência de atividades que resultarão em um Sarau Literário com conteúdos que façam relação com o cotidiano do alunado, tendo como principais recursos didáticos as representações musicais e poéticas, trabalhando numa perspectiva de letramento, onde a leitura do mundo passaria, necessariamente, pela ampliação do repertório de palavras e de gêneros textuais escritos e práticas letradas que o aprendiz domina.
Assim, buscamos possibilitar aos educandos a construção de sentidos, lançando um novo olhar para alfabetização mais contextualizada e significativa.
1
DESCRIÇÃO DO PÚBLICO ALVO
A turma a se trabalhar é do 1º Nível da Educação de Jovens e Adultos,
composta alunos dos na fase pré-silábicas do 1º e 2º períodos, em nível silábico (sem valor sonoro
convencional e com valor sonoro convencional), além de alunos encontrarem-se
na fase de transição entre as hipóteses silábica e a alfabética.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Desenvolver e ampliar conhecimentos
a cerca da cultura nordestina através de gêneros textuais e musicais, que irão resultar
em uma culminância da qual os alunos organizarão.
2.2 Objetivos
Relativos
à leitura e escrita
- Ampliar
o repertório de letras dos alfabetizandos;
- Apropriar
a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética;
- Desenvolver
a habilidade de leitura e interpretação através do gênero música.
- Estabelecer
correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
- Relacionar
a interpretação da composição com sua realidade, fazendo-os perceber e
compartilhar suas vivências e histórias.
- Trabalhar
o regionalismo possibilitando a compreensão da heterogeneidade da língua;
- Colaborar
no processo de compreensão e valorização da cultura escrita,
principalmente, no que se refere ao conhecimento, utilização e valorização
dos modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
- Incentivar
a produção de textos escritos, privilegiando as capacidades de:
compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções; e de
produção de textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos,
ao destinatário e ao contexto de circulação, dispondo, ordenando e
organizando o próprio texto; planejando a escrita do texto considerando o
tema central e seus desdobramentos; revisando e reelaborando a própria
escrita.
- Desenvolver
a capacidade de leitura dos alunos, principalmente no que se refere a
identificação das finalidades e funções da leitura – em função do
reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
- Explorar
a oralidade, incentivando a participação nas interações cotidianas em sala
de aula e nas respostas das questões propostas pelo professor, como
também, a exposição das opiniões nos debates em sala de aula e o
planejamento das atividades a serem realizadas no Sarau Literário.
3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Ø
1ª Atividade
- Apresentar
aos alunos a proposta do Sarau Literário, assim como as atividades que
serão desenvolvidas para sua realização;
- Discutir
o que será necessário para a construção da comemoração do evento;
- Escrever
no quadro a lista do que eles propuseram;
- Dar
exemplos de músicas que fazem parte da temática a ser trabalhada;
- Iniciar
a atividade leitura da música “Chegando de Mansinho”, de Dominguinhos e
Anastácia, inicialmente só pelo leitor e posteriormente entregar a letra
aos alunos para leitura em conjunto, mais pausada para acompanhamento de
todos.
- Ouvir
a música e tentar acompanhar a letra, fazendo o ajuste som e escrita.
- Questionar
aos alunos como eles “chegaram de mansinho” à escola, indagando sua
trajetória escolar e o que os levaram a voltar a estudar e se de alguma
forma se identificaram com a letra. Quais dificuldades encontraram e que
forma as superaram.
- Problematizar
onde está escrita a palavra "mansinho"? Como descobriram? Com
que letra começa? Essa e outras questões que os façam refletir sobre a
escrita das palavras. Em
continuidade, pedir que escrevam no caderno palavras que consigam
ler/identificar.
- Pedir
aos alunos silábico-alfabéticos que procurem as palavras no dicionário a
fim de confrontar o significado informal, realizada pelos alunos
pré-silábico, com o significado formal.
Ø 2ª Atividade
- Entregar aos alunos cópias de uma
receita de arroz doce a ser servido no Sarau Literário;
- Pedir que os alunos identifiquem qual
é a comida que está receitada, sendo informado a eles apenas o gênero;
- Solicitar que eles preencham as
lacunas do modo de preparo do arroz doce.
Ø 3ª Atividade
- Apresentar o gênero textual Lista;
- Elaborar uma lista de convidados
com os alunos;
- Pedir que eles escrevam em seus
cadernos os nomes dos familiares e amigos que eles convidarão para o
evento;
- Montar uma lista no quadro dos
nomes que eles escreveram, e pedir que identifiquem palavras que comecem ou
terminem com as mesmas letras, problematizando a escrita.
Ø 4ª Atividade
- Iniciar a aula discutindo as
formas de divulgação da festa, relacionando com os meios de comunicação;
- Destacar o gênero Convite
explicando sua estrutura e propor para que possamos anunciar o Sarau
Literário para nossos convidados;
- Pedir que eles elaborem um convite
com destinatário que eles escolheram.
Ø 5ª Atividade
- Ouvir e distribuir cópias da
música “Que nem jiló”, interpretada por Luiz Gonzaga;
- Fazer reflexão e problematização a
respeito da música e sua temática;
- Pedir que elaborem um texto
falando sobre suas vivências e saudades, a serem apresentadas em forma de
poesia no sarau.
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