terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Proposta de intervenção pedagógica - Sarau Literário "A cara do Nordeste"

PROJETO SARAU LITERÁRIO – A CARA DO NORDESTE

  

No processo de ensino aprendizagem, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da leitura e escrita, ampliando suas possibilidades de aprendizagem dos conteúdos escolares e, principalmente, suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Para a Educação de Jovens e Adultos, a aprendizagem da leitura e escrita se faz necessário para que se amplie a capacidade comunicativa dos falantes da língua, possibilitando a esses alunos a reintegração à sociedade.
Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento linguístico do aluno da EJA e o desenvolvimento de suas competências e habilidades para compreender textos orais e escritos, faz-se necessário um direcionamento em uma perspectiva diferente da tradicional que possibilite ao aluno maior contato com as palavras e seus significados sempre evidenciando o contexto que a mesma se insere.
Ao ampliar o seu repertório de palavras e seus significados, o aluno valorizará o seu grupo social além de enriquecer sua linguagem. Perceber a palavra dentro de um torna o estudo da língua portuguesa mais significativa e realmente aplicável em diversos meios sociais.
Nessa perspectiva a pertinência do trabalho com a leitura e escrita vem de encontro com a necessidade do público da EJA e seus anseios de aprendizagem para seu maior desempenho na sociedade.
Para tanto, o presente projeto propõe uma perspectiva de ensino contextualizado através de uma sequência de atividades que resultarão em um Sarau Literário com conteúdos que façam relação com o cotidiano do alunado, tendo como principais recursos didáticos as representações musicais e poéticas, trabalhando numa perspectiva de letramento, onde a leitura do mundo passaria, necessariamente, pela ampliação do repertório de palavras e de gêneros textuais escritos e práticas letradas que o aprendiz domina.
Assim, buscamos possibilitar aos educandos a construção de sentidos, lançando um novo olhar para alfabetização mais contextualizada e significativa.

 



1 DESCRIÇÃO DO PÚBLICO ALVO


A turma a se trabalhar é do 1º Nível da Educação de Jovens e Adultos, composta alunos dos na fase pré-silábicas do 1º e 2º períodos,  em nível silábico (sem valor sonoro convencional e com valor sonoro convencional), além de alunos encontrarem-se na fase de transição entre as hipóteses silábica e a alfabética.

 

2 OBJETIVOS


2.1 Objetivo Geral

Desenvolver e ampliar conhecimentos a cerca da cultura nordestina através de gêneros textuais e musicais, que irão resultar em uma culminância da qual os alunos organizarão.

 

2.2 Objetivos Relativos à leitura e escrita


  • Ampliar o repertório de letras dos alfabetizandos;
  • Apropriar a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética;
  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação através do gênero música.
  • Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
  • Relacionar a interpretação da composição com sua realidade, fazendo-os perceber e compartilhar suas vivências e histórias.
  • Trabalhar o regionalismo possibilitando a compreensão da heterogeneidade da língua;
  • Colaborar no processo de compreensão e valorização da cultura escrita, principalmente, no que se refere ao conhecimento, utilização e valorização dos modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
  • Incentivar a produção de textos escritos, privilegiando as capacidades de: compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções; e de produção de textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação, dispondo, ordenando e organizando o próprio texto; planejando a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos; revisando e reelaborando a própria escrita.
  • Desenvolver a capacidade de leitura dos alunos, principalmente no que se refere a identificação das finalidades e funções da leitura – em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
  • Explorar a oralidade, incentivando a participação nas interações cotidianas em sala de aula e nas respostas das questões propostas pelo professor, como também, a exposição das opiniões nos debates em sala de aula e o planejamento das atividades a serem realizadas no Sarau Literário.

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES


Ø  1ª Atividade

  • Apresentar aos alunos a proposta do Sarau Literário, assim como as atividades que serão desenvolvidas para sua realização;
  • Discutir o que será necessário para a construção da comemoração do evento;
  • Escrever no quadro a lista do que eles propuseram;
  • Dar exemplos de músicas que fazem parte da temática a ser trabalhada;
  • Iniciar a atividade leitura da música “Chegando de Mansinho”, de Dominguinhos e Anastácia, inicialmente só pelo leitor e posteriormente entregar a letra aos alunos para leitura em conjunto, mais pausada para acompanhamento de todos.
  • Ouvir a música e tentar acompanhar a letra, fazendo o ajuste som e escrita.
  • Questionar aos alunos como eles “chegaram de mansinho” à escola, indagando sua trajetória escolar e o que os levaram a voltar a estudar e se de alguma forma se identificaram com a letra. Quais dificuldades encontraram e que forma as superaram.
  • Problematizar onde está escrita a palavra "mansinho"? Como descobriram? Com que letra começa? Essa e outras questões que os façam refletir sobre a escrita das palavras.  Em continuidade, pedir que escrevam no caderno palavras que consigam ler/identificar.
  • Pedir aos alunos silábico-alfabéticos que procurem as palavras no dicionário a fim de confrontar o significado informal, realizada pelos alunos pré-silábico, com o significado formal.
Ø  2ª Atividade

  • Entregar aos alunos cópias de uma receita de arroz doce a ser servido no Sarau Literário;
  • Pedir que os alunos identifiquem qual é a comida que está receitada, sendo informado a eles apenas o gênero;
  • Solicitar que eles preencham as lacunas do modo de preparo do arroz doce.

Ø  3ª Atividade

  • Apresentar o gênero textual Lista;
  • Elaborar uma lista de convidados com os alunos;
  • Pedir que eles escrevam em seus cadernos os nomes dos familiares e amigos que eles convidarão para o evento;
  • Montar uma lista no quadro dos nomes que eles escreveram, e pedir que identifiquem palavras que comecem ou terminem com as mesmas letras, problematizando a escrita.

Ø  4ª Atividade

  • Iniciar a aula discutindo as formas de divulgação da festa, relacionando com os meios de comunicação;
  • Destacar o gênero Convite explicando sua estrutura e propor para que possamos anunciar o Sarau Literário para nossos convidados;
  • Pedir que eles elaborem um convite com destinatário que eles escolheram.

Ø  5ª Atividade


  • Ouvir e distribuir cópias da música “Que nem jiló”, interpretada por Luiz Gonzaga;
  • Fazer reflexão e problematização a respeito da música e sua temática;
  • Pedir que elaborem um texto falando sobre suas vivências e saudades, a serem apresentadas em forma de poesia no sarau.

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