terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sequência didática para desenvolvimento da Leitura




      É preciso estabelecer critérios de seleção de atividades a serem trabalhadas considerando as especificidades da turma, e para isso se faz necessário uma atividade de análise e observação a fim de identificar os níveis e hipóteses dos alunos, as quais devem ser anteriormente realizadas para a elaboração das atividades.
A sequência didática a seguir é composta por atividades para uma turma da EJA, nível I, com um público heterogêneo, que se encontram entre o segundo e o terceiro níveis de conceptualização da escrita, sendo uma turma predominantemente adulta, com idade entre 27 (vinte e sete) e 55 (cinquenta e cinco anos).
Com base nas análises realizadas, identificamos a necessidade de trabalhar textos de diferentes gêneros a fim de introduzir leituras verbais e não verbais, bem como apresentar as estrutura de cada uma, desenvolver a compreensão e reflexão, assim como reconhecer a finalidade de cada tipo de texto.
Diante das informações apresentadas, faremos a seguir uma sequência didática de cinco dias que atendam as especificidades da turma abordada, com objetivo de obter avanços no desenvolvimento da turma.

v  Sequência Didática

·         1º Dia
Atividade permanente - Leitura Inicial: Manchete de Jornal Tribuna do Norte: “Mensaleiros se entregam após ordem de prisão”
Discussão e problematização da leitura; Expor a estrutura que se organiza o jornal, bem como sua finalidade informativa, distribuindo-o para os alunos e mostrando os diversos tipos de textos existentes no gênero.
Será entregue aos alunos uma lista com palavras chaves que se encontram na notícia lida, e pedir que identifiquem as palavras solicitadas pelo professor.

·         2º Dia
Atividade permanente - Leitura Inicial: Crônica de Fernando Sabino, “Conversa Mineira”.
Perguntar aos alunos o que acharam da conversa e dos personagens; Relacionar o assunto com os eleitores que somos atualmente, e fazer relação com os acontecimentos históricos da política brasileira.
Mostrar vídeo do YouTube, “A revolta do burrinho na política”."A Revolta do Burrinho na política". Fazer um ditado de frases com base na interpretação da história e do vídeo.  

·         3º Dia
Atividade permanente - Leitura Inicial: Biografia de Renato Russo.
Passar vídeo com a música "Que país é esse?", e distribuir a letra para os alunos ler pausadamente em conjunto, explicando a estrutura do gênero, e pedir para grifar as rimas.
Atividade em dupla para trabalhar a estrutura da frase que serão recortadas, objetivando reorganizar a letra da música.

·         4º Dia
Atividade permanente - Leitura inicial: Cordel: A política brasileira - O perfil dos candidatos, disponível aqui.
Falar sobre o tipo de linguagem existente nesse gênero, e pedir que grifem palavras solicitadas, as quais serão questionadas sobre os seus significados, enquanto outros alunos no nível alfabético, tentarão encontrá-las no dicionário.

·         5º Dia
Atividade permanente - Leitura inicial: "Carta (bem) aberta a um político corrupto".
Explicar a intencionalidade do gênero e sua estrutura; Questionar sobre os argumentos utilizados, se eles teriam mais para acrescentar; Com os argumentos utilizados, elaborar em conjunto uma carta aberta, que seria escrita no quadro, endereçada aos políticos brasileiros

      ·        6º Dia  
Desenvolver em conjunto com os alunos um blog, refletindo sobre a importância desse veículo de comunicação e informação, onde será publicada a carta anteriormente elaborada. 
Caso você tenha dificuldade, clique aqui  ou aqui para aprender a construir um blog.

  

REFERÊNCIA:
<http://www.tribunadonorte.com.br/> acesso em 21/nov/2013.
<http://blogs.odiario.com/luoliveira/2011/06/05/carta-bem-aberta-a-um-politico-corrupto/> acesso em 21/nov/13.

Nenhum comentário: